The Bodysurfer - Sua porta de entrada para o mundo do surfe de peito
04 de Julho de 2009, 19:15 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registre-se.
Perdeu o seu email de ativação?

Notícias: Um espaço para as discussões de assuntos interessantes e importantes para o esporte e para a comunidade do surfe de peito. Aproveite e Participe !
A place where you can discuss interesting and important subjects for the sport and the bodysurfing community. Enjoy and Participate!

Home Site   Home Forum   Ajuda Login Registre-se  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: O básico do básico - aprendendo o surfe de peito / bodysurf  (Lida 1756 vezes)
Rodrigo Soares
Administrador
Membro Sénior
Membros Indicados Registrados: 4

WWWBrasil
« : 05 de Janeiro de 2008, 07:19 »

A pedido do usuário netoathayde, abrimos esta sessão para oferecer dicas para praticantes iniciantes.

Todo praticante de esportes no mar, em especial nas ondas, deveria antes de tudo aprender as técnicas básicas do surfe de peito , pois aprender a se virar no mar sem o uso de qualquer aparato de apoio é fundamental.

É essencial saber nadar e possuir um condicionamento físico mínimo para se aventurar em qualquer mar, mesmo sem ondas, pois uma vala traiçoeira pode causar um sufoco desnecessário para quem não tiver estas mínimas qualificações.

Todo iniciante deve evitar surfar em locais com muitos surfistas de prancha, evitando também locais com poucas pessoas que possam ajudá-lo em caso de emergência. A presença de um guarda-vidas na área ou um colega que domine bem o mar por perto é essencial.

Evite também, ao iniciar, surfar em mares onde as ondas quebram a mais de 10 metros de distância da areia ou em profundidades em que você não consiga ficar de pé.

Se você ainda não conhece bem o mar, peça para um guarda-vidas ou um colega com experiência, te ensinar a observar o mar para reconhecer e evitar:

- Correntezas;
- Valas; e
- Profundidade;

Importante: Lembre-se que se você for pego por uma vala, que é uma corrente que te leva para o fundo, não "brigue" com ela, procure nadar em sentido diagonal para a praia, você sempre sairá da vala nadando para fora dela em direção a um de seus lados. E se não conseguir sair da vala, é sempre melhor deixá-la levá-lo para o fundo, para atrás da arrebentação, onde ela perderá sua força e você poderá descansar boiando enquanto chama alguém e espera por ajuda.

O ideal é começar a surfar junto com outros praticantes que possam auxiliá-lo a aprender as técnicas mais básicas, que são:

- A entrada na onda;
- O corte na onda; e
- A saída da onda.

O uso dos pés-de-pato é sempre aconselhável - apesar de não ser obrigatório -, mas deve-se ficar atento para a ocorrência de câimbras, uma vez que os pés-de-pato exigem um esforço maior de diversos músculos dos membros inferiores. Os pés-de-pato facilitam a entrada nas ondas e o escape dos caldos, por isso a recomendação.

O ideal é praticar ao máximo o uso dos pés-de-pato em mares sem ondas ou com ondas muito pequenas, até se acostumar com este tipo de exercício, pois não é nada agradável sofrer de câimbras nas pernas em um mar difícil, com ondas maiores ou correntezas.

A entrada na onda:
Antes de entrar na onda procure perceber para qual lado ela tende a quebrar, se para a direita ou para a esquerda, ou se é uma onda "fechada" que não seguirá para nenhum dos lados.

O momento certo de entrada na onda para praticantes iniciantes é sempre antes de ela começar a quebrar, nadando-se vigorosamente até sentir que a onda está começando a carregá-lo.

O corte na onda:
Assim que a onda estiver começando a carregá-lo, pare com as braçadas e aponte o braço equivalente ao lado para o qual a onda está quebrando - como se quisesse alcançar algo no final da onda -, jogando ao mesmo tempo a cabeça ligeiramente para o mesmo lado, e o outro braço para trás, buscando equilibrar o corpo, e não pare de bater as pernas para manter o impulso.

Video interessante do usuário Danshima que mostra com desenho o posicionamento do corpo no corte da onda.

Cortando para a esquerda (onda cheia e aberta)

Cortando para a esquerda (onda cavada)

Se decidir descer a onda reto, somente o faça se a onda for do tipo "cheia" e coloque os dois braços para a frente ou para trás (ao lado do corpo).
Importante: Se a onda for "cavada" ou "buraco" você poderá se machucar se tentar descer reto, nessas ondas deve-se sempre cortar para um dos lados.

Surfando reto (ondas cheias e fechadas)

A saída da onda.
Assim que a onda fechar por completo, mergulhe lateralmente e deixe o corpo afundar.
Importante: Evite despencar nas ondas e cair de cabeça, você pode se machucar seriamente, torcendo o pescoço ou batendo com força no fundo.

Assista agora ao video da Escolinha de Surfe de Peito Andorinha do Mar e veja os alunos praticando em ondas adequadas para iniciantes:
Quando você estiver confortável em surfar ondas pequenas, aos poucos você sentirá a necessidade de surfar ondas maiores. RESPEITE SEMPRE SEUS  LIMITES !
« Última modificação: 08 de Abril de 2008, 19:05 por Rodrigo Soares » Registrado

"...Continue sempre surfando as ondas, no oceano e em sua vida..."
netoathayde
SURFISTA
Novato
*
Membros Indicados Registrados: 0

Brasil
« Responder #1 : 05 de Janeiro de 2008, 21:51 »

Rodrigo, queria primeiramente agradecer os toques que você deu quando criou o tópico, queria dizer que será super utíl quando eu tiver oportunidade de praticar, agora se me restam algumas dúvidas...
1)Eu não sei o que é uma onda cheia, ou onda cavada, sei apenas quando ela está quebrando para os lados ou quebrando em toda parte em uma só vez...

Valeu pelas dicas....
Moderador Global
Membro Jr.

Brasil
« Responder #2 : 06 de Janeiro de 2008, 11:31 »

Neto,

Já havia exemplificado através de fotos na primeira mensagem, mas procurando esclarecer melhor:

Ondas cavadas podem também ser chamadas de ondas "buraco" ou tubulares, são ondas bem rápidas e que normalmente formam tubos, quebrando com bastante força, na maioria das vezes em locais rasos, como bancos de areia ou sob formações de pedra ou coral.

Henrique Pistilli entubando em Pipeline - Hawaii

Fonte: http://pistilli.multiply.com

Ondas cheias são ondas mais lentas e volumosas, que deslizam na maioria das vezes sem formar tubos, quebram principalmente em locais mais profundos ou em dias de vento maral (do mar para a terra).

Henrique Pistilli deslizando em Rock Point - Hawaii

Fonte: http://pistilli.multiply.com
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2008, 08:29 por Rodrigo Soares » Registrado
netoathayde
SURFISTA
Novato
*

Brasil
« Responder #3 : 06 de Janeiro de 2008, 11:44 »

Legal rodrigo, eu queria saber se tem algum tipo específico de nadadeiras (pé de pato) pra melhor prática de bodysurfer, pois sei que muitos  outros esportes usam nadadeiras, tem diferença?? qual é a melhor para o nosso esporte???
Administrador
Membro Sénior

WWWBrasil
« Responder #4 : 07 de Janeiro de 2008, 08:28 »

http://www.bodysurfer.com.br/surfedepeito/index.php?option=com_smf&Itemid=79&topic=36.0
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2008, 17:49 por Rodrigo Soares » Registrado

thepelvis
Fotografo/Videomaker
Novato
*

THE ROCKER SURFER CARIOCA

WWWBrasil
« Responder #5 : 27 de Abril de 2008, 00:57 »

Excelentes dicas. Geralmente, só uso um pé de pato. Mas quando tá cavernoso, uso os dois !!! Meus velhos ORCAS, quase 20 anos de uso !!! Meu point é o Leme, que gosto de chamar de Pipeleme !!!!
Let's Go Trippin' !!! Pipeleme Now !!!
brunosunega
SURFISTA
Membro Jr.
*

Brasil
« Responder #6 : 19 de Dezembro de 2008, 12:19 »

Rodrigo, eu estou com uma duvida, vc pode me explicar melhor como entrar submerso na onda?! não consegui achar em lugar nem um, uma explicaçao com mias detalhes Hein

abras
Administrador
Membro Sénior

WWWBrasil
« Responder #7 : 20 de Dezembro de 2008, 13:14 »

Bruno,

Talvez você não tenha econtrado explicação com mais detalhes porque é realmente bem difícil explicar teoricamente como fazer um bom submerso. É mais fácil demonstrar na prática.

Um submerso bem executado te permite até entrar em ondas bem cheias mesmo quando você está bastante atrasado.

Quando tiver oportunidade vou ver se faço um registro em video para demonstrar melhor a técnica.

Abraços
Rodrigo Soares
brunosunega
SURFISTA
Membro Jr.
*

Brasil
« Responder #8 : 20 de Dezembro de 2008, 15:02 »

rodrigo, vou tentando executar um, mais toda vez q tento acaba perdendo a onda,
vlw vou aguarda. Mais me diga uma coisa vc tenque abaixar, quando a onda estiver passando vc sobe, e sai na crista?

abras. e vlw! Sorridente
Administrador
Membro Sénior

WWWBrasil
« Responder #9 : 21 de Dezembro de 2008, 08:44 »

Você tem que mergulhar dando um bom impulso para a frente (se mantendo bem próximo da superfície), golfinhar forte em baixo dágua na direção da areia até que sinta que a onda está te levando e que você está ganhando velocidade, depois e só colocar a cabeça para fora e entrar no corte.   Não dá para explicar mais do que isso..

Neste video sobre saidas de natação dá para ter alguma noção do movimento de golfinhar em baixo d´agua..

Nesta fotos que eu achei, você pode ver dois bodysurfers realizando submersos para entrar na onda:

Aqui quase no momento final onde ele se prepara para colocar a cabeça para fora, já com a impulsão suficiente.

Neste aqui bem no começo do movimento com a onda ainda bem cheia..

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2008, 09:31 por Rodrigo Soares » Registrado

brunosunega
SURFISTA
Membro Jr.
*

Brasil
« Responder #10 : 21 de Dezembro de 2008, 23:22 »

Vlw rodrigo, deu pra entender bem, acho q agora eu voh conseguir, pq faço nataçao e sei golfinhar bem forte! Sorridente
vlw de novo cara!
abrass
Membro Sénior

Brasil
« Responder #11 : 27 de Fevereiro de 2009, 22:43 »

Pode parecer meio batido, mas é bom lembrar sempre de ao sair da água não dar as costas para o mar (pelo menos em situações de quebra coco).

vídeozinho "didático"

SURFISTA
Novato
*

Brasil
« Responder #12 : 02 de Março de 2009, 08:48 »

Olá, Rodrigo, minha dúvida é sobre os aqueles giros durante o corte da onda, eu ja tentei fazer algumas vezes e até consigo mandar um giro algumas vezes, porém outras vezes eu acabo perdendo o tempo da onda. Existe alguma técnica especifica para a execução desses giros?
Administrador
Membro Sénior

WWWBrasil
« Responder #13 : 26 de Março de 2009, 07:12 »

Felipe,

Só muito treino...  e você vai conseguir rodar muitos parafusos em qualquer tipo de onda...

Abs
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: